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quinta-feira, 7 de abril de 2011

Reflexões sobre o ato de ensinar ou sobre o milagre da vida

Aconteceu hoje, dia 07 de abril de 2011 um massacre em uma escola pública do Rio. Todos ficamos chocados com a brutalidade e a frieza do assassino. Ele era um ex-aluno da escola. Certamente seu jeito calado e sombrio chegou a preocupar um ou outro professor mais observador, mas, como não atrapalhava a aula, não era problema, deve ter sido deixado de lado. Foi pensando nisso que me lembrei de um texto, muito antigo, que recebi uma vez em um curso.

Texto: Eu ensinei a todos eles

“Lecionei no antigo ginásio durante dez anos. No decorrer desse tempo, dei tarefas a, entre outros, um assassino, um evangelista, um pugilista, um ladrão e um imbecil.
O assassino era um menino tranquilo que se sentava no banco da frente e me olhava com seus belos olhos azuis-claros; o evangelista era o menino mais popular da escola, liderava as brincadeiras dos jovens, ouvia todos, brincava e sempre estava pronto para ajudar; o pugilista ficava perto da janela e, de vez em quando, soltava uma risada rouca que espantava até os gerânios; o ladrão era um jovem bastante alegre com uma canção nos lábios que nunca mudava; e o imbecil, um animalzinho de olhos mansos, que procurava se esconder, sempre a sombra de alguém.
Hoje, a assassino espera a morte na Penitenciária do Estado; o evangelista há um ano jaz sepultado no cemitério da aldeia; o pugilista perdeu um olho em uma briga em Hong Kong; o ladrão, se ficar na ponta dos pés, pode ver a minha casa da janela da Cadeia Municipal e o pequeno imbecil, de olhos mansos de outrora, bate a cabeça contra a parede acolchoada do Asilo Estadual.
Todos esses alunos outrora sentaram-se em minha sala e me olhavam gravemente por cima das mesas marrons da escola. Eu devo ter sido muito útil para esses alunos – ensinei-lhes o plano rítmico do Soneto Elisabetano, todos os coletivos da imensa lista que eles viram, o quarteto da hipotenusa, o Teorema de Pitágoras e como diagramar uma sentença complexa. Eu fui “uma boa professora para eles e os mesmos aprenderam tudo direitinho...”
Texto adaptado para fins educativos e científicos
( Pullias, E. V. E Young. A arte do Magistério, Rio de Janeiro, Zahar, 1970. P. 48)

 É por isso que penso que o mais importante é estabelecer uma relação de confiança mútua entre professor e aluno. Tentar fazer com que cada um se perceba como pessoa, aumentar a autoestima, sonhar coisas boas e possíveis de se realizar, ter um projeto de vida. E, ser feliz.... afinal estar vivoé um milagre, não é?

Um abraço a todos...

Professora Laci

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